Como podemos te ajudar?

Pix

O que é Pix?

O Pix foi criado pelo Banco Central para facilitar as transferências e pagamentos no seu dia a dia.

Com o Pix você manda ou recebe dinheiro entre as várias instituições financeiras ou contas digitais de forma rápida e segura! Está disponível todos os dias da semana, durante 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana e tudo isso de graça!

Aqui no Claro pay você pode usar o seu Pix para transferir, receber, pagar e cobrar pessoas, tudo de forma digital e gratuita.

Para fazer isso, basta escolher qual chave Pix as pessoas poderão localizar a sua conta na hora da transferência, podendo ser pelo seu CPF, telefone, e-mail, chave aleatória ou QR Code.

Saiba mais em “Chaves Pix, “Como cadastrar uma chave Pix?”.

É seguro cadastrar meus dados no Pix?

Os dados que você cadastra como chaves Pix são os mesmos utilizados em sua conta Claro pay. Eles permanecem seguros nos nossos servidores e no Banco Central, com todas as medidas adotadas pelo aplicativo para garantir a sua segurança: os dados são criptografados, análises recorrentes são feitas e as informações cadastradas são verificadas. E lembre-se que o cadastro das chaves é feito somente pelo app.

Como faço para realizar Pix no Claro pay?

No Claro pay, você conta com a opção de mandar um Pix por chave ou com dados bancários, você também pode fazer um Pix via leitura de QR Code, ou utilizar o Pix “copia e cola” para usar um código para pagamento:

Confira o passo a passo:

1. Acesse o app e no menu do aplicativo Claro pay, clique em "Pix";
2. Depois escolha "transferir" ou "pagar QR Code";
3. Insira as informações de identificação do recebedor (chave pix ou QR Code);
4. Confira seu saldo disponível;
5. Digite o valor desejado;
6. Depois, informe a data que deseja pagar;
7. Confira os dados do Beneficiário;
8. Clique em "avançar" e insira sua "SENHA" para confirmar o pagamento;
9. Pronto! Você irá visualizar o comprovante do pagamento.

Quais são os limites dos valores transacionados via Pix no Claro pay?

Os limites de movimentações são regulados pelo Banco Central para possibilitar um maior controle e segurança sobre as transações de saída.

Atenção aos limites por horário:

• Limite máximo por dia: R$10.000,00 (somando todas as transações realizadas durante o dia).
• Transações Diurnas (07h às 19h): Pix até R$ 5.000,00
• Transações Noturnas (20h as 6h): Pix até R$ 1.000,00

Posso alterar os limites de Pix no Claro pay?

Sim! Os limites de transações via Pix podem ser alterados por você durante o horário comercial, direto pelo app. Você também pode definir o valor para os contatos cadastrados no app para utilizar nas transações do período noturno.

Ah, as alterações são solicitadas diretamente no app e serão aprovadas em até 24h após a solicitação.

Como transferir meu dinheiro que está no Claro pay?

Você pode enviar dinheiro para outros bancos a qualquer hora e de forma gratuita através do Pix Claro pay!

1. Na tela inicial do aplicativo Claro pay, clique em "Pix";
2. Depois, clique em "Transferir" um Pix;
3. Ai é só seguir com sua transação.

Chaves Pix

O que é uma Chave Pix?

A Chave Pix é a forma usada para identificar sua conta na hora de receber dinheiro. Essa identificação é exclusiva e cadastrada no Banco Central, assim se torna ainda mais seguro.

Você pode escolher entre algumas opções para ser a sua identificação:

• CPF/CNPJ;
• E-mail pessoal;
• Número do seu celular;
• Chave aleatória (nós criamos um código exclusivo para você);
• Chave Pix QR Code*.

Ah, você pode ter todos esses tipos de chaves cadastradas e compartilhar a que achar melhor na hora da transferência.

*Saiba mais em “Pix Qr Code, O que é Qr Code?”

Como faço para cadastrar uma Chave Pix no Claro pay?

Você pode usar o seu número de telefone, e-mail e CPF como chave ou criar uma chave aleatória. Lembre-se que o tipo de chave é exclusivo por conta (Exemplo: se você escolher usar um chave com seu e-mail, você não poderá usá-la em outra conta bancária).

Para cadastrar:
1. Na tela inicial do aplicativo Claro pay, clique em "Pix";
2. Depois, clique em "Minhas Chaves";
3. Depois, clique em "Adicionar nova chave";
4. Agora é só escolher o tipo de chave para identificar a sua conta e cadastrar.

Não consigo cadastrar minha chave

Isso pode acontecer por algumas razões:

Aplicativo desatualizado

Atualize seu app para a versão mais recente disponível na loja do seu smartphone.

Uma falha momentânea de comunicação

Nesse caso, aguarde alguns minutos e faça uma nova tentativa.

A chave está pendente

Algumas vezes a conclusão do cadastro pode levar um tempo maior e ficar pendente por alguns dias. Isso não quer dizer que algo esteja errado com o cadastro. Assim que a chave for cadastrada, te mandamos uma notificação pra avisar.

A chave já está em uso

Pode ser que a chave já esteja sendo usada por você em um outro aplicativo de pagamentos ou em um banco. Nesse caso, você pode solicitar a portabilidade dela pelo app.

Uma outra possibilidade é que essa chave já tenha sido cadastrada por outra pessoa. Se o dado que está tentando cadastrar pertence a você, é possível solicitar a reivindicação dessa chave.

O que é a portabilidade de chaves e como posso fazer isso?

O que é portabilidade?

Portabilidade de chave é quando você deseja transferir o vínculo de uma chave Pix de uma conta para outra conta em instituições diferentes. Todas as instituições devem disponibilizar o processo de portabilidade.

Como solicitar a portabilidade?

Solicitar a portabilidade de chave Pix é bem simples: você deve cadastrar a chave que já está cadastrada em outra instituição na sua conta Claro pay, nesse momento você vai receber um aviso que a chave está cadastrada em outra instituição, clique na opção “Fazer portabilidade” e o processo se inicia.

Após o cadastro é necessário que você realize a confirmação do pedido de portabilidade direto pelo app da outra instituição, após a aprovação, aguarde 7 dias para ser concluída a portabilidade.

Em quanto tempo a portabilidade é concluída?

A portabilidade tem um prazo de até 7 dias para o Banco Central processar e finalizar a portabilidade. Não é necessária qualquer validação, apenas aceitar a portabilidade.

Posso cancelar a portabilidade?

Uma vez que solicitada e aceita a portabilidade, não é possível realizar o cancelamento. Caso você não aprove a portabilidade em até 7 dias após a solicitação, ela é cancelada automaticamente.

Por que minha portabilidade não foi concluída?

O seu pedido de portabilidade ainda pode estar em aberto por dois motivos: Falta de aprovação da portabilidade dentro do prazo de 7 dias, ou Falha de comunicação com o sistema . Se isso acontecer, solicite a portabilidade novamente.

O que é uma chave aleatória?

Se você prefere não passar seus dados pessoais para outras pessoas, a chave aleatória é uma boa opção. Ao criar a chave aleatória, você não precisa passar o seu CPF, telefone ou o e-mail para receber pagamentos.

Ela é formada por letras, números e símbolos gerados aleatoriamente. Você pode criar uma nova chave toda vez que for receber um pagamento ou manter apenas uma.

Para gerar uma chave aleatória, siga os passos abaixo:

1. Abra o app Claro pay, faça login e clique em "Pix";
2. Depois, clique em "minhas chaves";
3. Clique em "adicionar nova chave";
4. Em seguida, clique em "chave aleatória" e em "gerar";
5. Para finalizar, clique em "concluir" e "ok, entendi ";
6. Pronto! Chave cadastrada.

Pix QR Code

O que é QR Code?

QR Code é uma forma simples de realizar operações Pix via imagem. Para usar, você irá escanear essa imagem com a câmera do seu celular.

E por que usar o QR Code para receber ou pagar?

É uma forma mais prática e segura de compartilhar os dados, sem que as suas informações fiquem expostas e a imagem pode ser mudada sempre que achar necessário. Além de tudo, o pagamento ou recebimento ocorre de forma instantânea e gratuita.

Como realizar um pagamento com o QR Code Claro pay?

1. Na tela inicial do app Claro pay, clique em "Pagar com QR Code";
2. Escaneie o QR Code;
3. Confira se os dados estão corretos e confirme a transação.

Após o pagamento, você terá acesso ao seu comprovante com a opção de salvar ou compartilha-lo. Você também pode ver os comprovantes das suas movimentações no menu Extrato .

Pix Saque e Pix Troco

O que é o serviço de Pix Saque?

É um serviço em que o usuário Claro pay faz um Pix ao prestador de serviço de um estabelecimento comercial, lotérica, banco ou caixa eletrônico habilitados para receber o dinheiro em forma de saque na hora.

O que é o serviço de Pix Troco?

É um serviço em que o usuário Claro pay realiza uma compra em um estabelecimento comercial, que esteja trabalhando com essa modalidade, e solicita um Pix Troco, com isso, ele faz um Pix para pagar sua compra e indica um valor que deseja de Troco, recebendo essa diferença como Troco em dinheiro pelo prestador de serviço do estabelecimento comercial.

Quais estabelecimentos comerciais aceitam o Pix Saque e Pix Troco?

Ainda não temos a lista de todos os estabelecimentos comerciais e lotéricas que atendem o Pix Saque e Pix Troco. Em breve será possível consultar através do app Claro pay, todos os estabelecimentos e seus requisitos para atendimento. Por enquanto, pergunte ao prestador de serviços do estabelecimentos comerciais que você costuma frequentar se o Pix Saque e Pix Troco já estão disponíveis.

Existem tarifas de cobrança pelos estabelecimentos comerciais que aceitam o Pix Saque?

Não. Nenhuma tarifa será cobrada pelos estabelecimentos comerciais no momento do Pix Saque.

O serviço de Pix Saque e Pix Troco é gratuito?

O serviço é, por regulamentação do Banco Central, gratuito até o oitavo Saque ou Troco. Acima do oitavo saque, há uma cobrança de R$4,90 na sua conta Claro pay por essa comodidade.